quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Quando o que sempre pensámos não se confirma

Na altura que pensei ter dois e até três filhos, imaginei-me a tê-los com três anos de diferença. Dar tempo para ganharem alguma autonomia e aí sim, ter outro bebé. Quando me falavam em gémeos fazia cara feia. Nunca achei piada à ideia. Aliás, até achava - nos outros. Sempre me pareceu algo que dava uma grande trabalheira e que não teria paciência. A verdade é que, estando eu a passar pela experiência de ter dois gémeos em casa e uma criança mais velha, posso afirmar que dá muito mais trabalho entreter duas crianças de idades e necessidades diferentes do que cuidar dos gémeos. Estas férias foram a verdadeira prova disso. Ficar com os gémeos, mesmo sozinha, faz-se bem, agora quando está o T. é o verdadeiro caos. As necessidades dos 2 e as necessidades dele são completamente diferentes e esse sim tem sido o verdadeiro desafio. 
Ter gémeos não é ter dois bebés, na minha opinião é ter um e meio. Isto porque o que um faz o outro também faz. O que um precisa o outro também precisa. É como se em vez de fazermos uma refeição com prato e sobremesa, fizéssemos uma mais prolongada. Ocupa mais tempo a tratar dos dois, mas não é de todo, o dobro do tempo. Com os dois consigo fazer a minha vida normal. Com os três é impossível. Sozinha dou em doida e tem que existir sempre uma ajuda extra. É sem dúvida o que mais me tem custado nisto de ter passado de 1 para 3 filhos pequenos. Não tenho grande independência, estou sempre dependente da ajuda de uma outra pessoa quando o pai está a trabalhar. No entanto, sei que é uma fase e que tudo se vai compor. Até lá, litros de paciência para mim. 

4 comentários:

  1. Interessante de ler. Porque eu estou tão cansada de ter uma bebe que quando penso em dois dá vontade de chorar. Mas quando penso bem fundo... o cansaço é derivado, precisamente do que falas. De ter uma criança de 3 anos cheia de necessidades que nada tem a ver com a bebe de 5 meses.
    Não pretendo ter mais filhos, mas gostei de ler. A minha perspectiva de gémeos mudou um bocadinho!
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  2. estivesse eu mais perto e dava-te essa AJUDA :)
    Vais ver que tudo vai melhorar...até porque eles crescem tão rápido que quando deres por ti já andas a agarra-los para não saírem das tuas "saias" :P

    um beijão com muitaaa força!

    ResponderEliminar
  3. LOL realmente nunca pensei nisso e é mesmo 1 bebé e meio xD muita paciência linda!

    Feliz Ano Novo :D que 2017 seja fantástico!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  4. Acabei de ficar assustada, muito assustada, eheheheh.
    BEijinhos

    ResponderEliminar